Um viajante no Brasil Joanino. Auguste de Saint-Hilaire, o Caminho das Tropas, o mato e o campo, e os índios do Planalto Meridional
Palavras-chave:
Brasil Joanino, Planalto Meridional, Kaingang, Xokleng, Saint-HilaireResumo
O presente estudo tem por objetivo refletir sobre os relatos do viajante e naturalista francês Auguste François César Prouvençal de Saint-Hilaire quando de sua passagem pelo Planalto Meridional, através do Caminho das Tropas de Animais durante o verão de 1820, e junto com outras fontes e reflexões tentar compreender a dinâmica social nessa região. Torna-se importante compreender como se constituía a sociedade do campo, os homens e mulheres que habitavam junto ao Caminho das Tropas de Animais, e os conflitos com as populações originárias, os indígenas que em contrapartida ao avanço da expansão luso-brasileira se refugiavam nas matas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.