A Psicopatia a partir da Psicanálise: desmistificando a visão da mídia
Palavras-chave:
Mídia. Psicopatia. Psicanálise.Resumo
Nos últimos anos os meios de comunicação, têm passado para sociedade uma visão destorcida do real significado de psicopatia. O psicopata sempre esteve associado a crimes e contravenções, a partir daí o principal foco do estudo é que após a leitura, o leitor possa reavaliar suas convicções sobre o tema. Este artigo tem como objetivo efetuar uma análise e uma desmistificação do conceito de psicopatia, tendo presente a sua evolução. São analisados os principais indicadores que caracterizam as perspectivas clínica, categorial, tipológica e dimensional do conceito de psicopatia, assim como os principais aspectos que as diferenciam. No final do artigo é discutido o impacto, quer em termos teóricos quer empírico dos aspectos que são defendidos como centrais, na definição de psicopatia, segundo a psicanálise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.