Fé, bens e política: Piauí e Maranhão em disputa (1822-1903)
Palavras-chave:
Religião, Igreja, Piauí, Século XIXResumo
Estudos sobre a história das religiões e das manifestações religiosas no Piauí tem sido temas pouco abordados pela pesquisa historiográfica, sobretudo no que se refere à sua história episcopal. O presente artigo apresenta um estudo acerca da temática, enfocando as lutas pela criaçáo do Bispado do Piauí ao longo do século XIX, cuja relaçáo com a vida social e política local foi intensa, articulada à própria história da Igreja no Brasil, bem como às manifestações da religiosidade de seu povo. A pesquisa utilizou por fontes as correspondências entre o executivo e o legislativo e autoridades da hierarquia eclesiásticas, que foram analisados à luz dos conceitos teóricos de Michael de Certeau (1994).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.