Os processos de transformações na Arquidiocese de Mariana: uma análise dos jornais "O Arquidiocesano" e "O Pastoral"
Keywords:
Igreja católica, Jornais, Arquidiocese de MarianaAbstract
Nesse artigo pretende-se discutir os processos de transformações na Arquidiocese de Mariana de meados do século XX à primeira década do século XXI, através da análise dos jornais oficiais da Arquidiocese: O Arquidiocesano e O Pastoral. Os jornais sáo importantes meios de comunicaçáo das lideranças eclesiásticas com os fiéis da regiáo arquidiocesana, neste sentido argumenta-se que as diferentes posturas políticas dos diferentes arcebispos tiveram reflexo direto no perfil editorial dos jornais. Dessa forma, os jornais e algumas entrevistas corroboram com as hipóteses principais do texto de que há perspectivas diferenciadas dos arcebispos em relaçáo ao papel da Arquidiocese na vida social e política de sua populaçáo e de que muito do peso da hierarquia na Igreja Católica se revela nas informações emanadas nos órgáos oficiais de imprensa de suas instituições.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.