A literatura anarquista dos anos 1900/20: um estudo da recepção em dois quadros críticos
Keywords:
Anarquismo, Literatura brasileira, Crítica literáriaAbstract
O presente artigo visa ser um estudo pontual sobre a literatura anarquista produzida no Rio de Janeiro entre os anos de 1900-1920. Trata-se de um estudo que busca recuperar as leituras realizadas sobre essa produçáo literária, em dois momentos: a leitura realizada no "calor da hora" e a leitura feita a partir do ideário modernista. Nosso intento é procurar avaliar alguns dos pressupostos críticos que, de diversas maneiras, criaram uma memória para a História da Literatura no Brasil, fazendo com que essa produçáo literária anarquista estivesse ficado, reiteradas vezes, à margem dessa história.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.