ÊXODO RURAL, MIGRAÇÕES E CRIME NO PRESÍDIO REGIONAL DO SERROTÃO EM CAMPINA GRANDE
Abstract
O objetivo não é fazer uma reflexão acerca do conceito de Invenção do Nordeste ou do Nordestino, debater o êxodo rural, nem mesmo a aproximação dos retirantes da seca com a criminalidade e com as prisões no Sudeste do Brasil, mas reduzir a delimitação espacial e documental, para identificar como a seca, através do êxodo rural local, transforma agricultores em criminosos em Campina Grande-PB. Para isso, recorremos à História Serial dos Arquivos, para transformar dados pessoais, criminais e carcerários na vida dos detentos, cujas histórias, ainda que não contadas integralmente, recompõe-se nos aspectos pessoais, criminais e carcerários. Aspectos que, na seção dos foragidos do arquivo-morto do presídio (1991-2012), destacaram Adjair: pelo êxodo rural local, pela sua transformação em criminoso e sua fuga do presídio. Portanto, não se trata de descontruir as relações entre retirantes nordestinos, criminalidade, periferias e prisões nas metrópoles, mas de perceber que essa transformação está sujeita a acontecer em qualquer cidade urbana, para onde migrem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.