A Igreja: o "baptismo", o casamento e a angústia do confessionário
Keywords:
Penitência, Confissão, SacramentoAbstract
O confessionário, o tribunal da penitência, foi planejado pelos organizadores do catolicismo para ser ao mesmo tempo o mais privado e o mais público dos espaços sagrados, afinal seu objetivo era manter o diálogo do pecador com o sacerdote secreto, sob qualquer circunstância. O tribunal da Confissáo era a o espaço mais privado da casa de Deus, mas, o seu exterior deveria estar ao alcance do olhar público. Nosso ponto de partida sáo as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia de 1707, o primeiro código de leis eclesiásticas criado na colônia brasileira, que está dividido em cinco livros ou capítulos. O primeiro livro é referente aos sete sacramentos que Cristo instituiu como meio de salvaçáo, sendo assim nos interessa, mas de perto para analisarmos o sacramento da Penitência
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.