Como nunca se viu nestes sertões: recrutamento indígena no Ceará (1812 - 1820)
Keywords:
Índios, Recrutamento, Disciplina, CearáAbstract
O presente artigo tem como objetivo entender o funcionamento da complexa situaçáo de militarizaçáo indígena durante o governo de Manuel Ignácio de Sampaio, com seus diversos objetivos, estratégias, recuos e oscilações. O estudo da documentaçáo presente no Arquivo Público do Estado do Ceará, produzida em boa parte pelo próprio governador, nos revela que este mecanismo fora crucial na política de disciplinamento populacional utilizada pelas autoridades reais. Dessa forma, a inserçáo de um modo de vida disciplinado e militarizado dentro do cotidiano indígena visava mudar uma realidade que, no olhar das autoridades, estava ligada à dispersáo e à incivilidade, fazendo com que aqueles antigos "vadios e dissolutos" se tornassem fiel e disciplinados súditos da coroa portuguesa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.