Manuel Joaquim Henriques de Paiva: Um luso-brasileiro divulgador de ciência. O caso particular da vacinação contra a varíola
Palabras clave:
Manuel Joaquim Henriques de Paiva, Varíola, VacinaçãoResumen
Manuel Joaquim Henriques de Paiva é uma figura relevante da medicina e da ciência luso-brasileira, Boticário, bacharel em filosofia e médico, Henriques de Paiva, após uma breve passagem pela Universidade de Coimbra fixou-se em Lisboa para exercer medicina. Muito preocupado com as questões da divulgaçáo do saber médico e científico, preocupado em instruir a populaçáo em termos sanitários, Henriques de Paiva legou-nos uma vasta obra escrita que retrata bem essas inquietações. A política náo lhe foi indiferente. Participou em diversas iniciativas em Portugal e, compulsivamente, foi para o Brasil onde participou no movimento da independência da antiga colônia portuguesa. É objectivo deste artigo traçar uma breve biografia de Henriques de Paiva, sublinhando a sua faceta de difusor científico, e estuda-se com pormenor a sua obra pioneira na introduçáo da vacinaçáo em Portugal - o Preservativo das bexigas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.