Puxando a sanfona e rasgando o nordeste: relações de gênero na música popular nordestina (1950-1990)

Autores/as

  • Cleide Nogueira de Faria

Palabras clave:

Gênero, Nordeste, Forró

Resumen


Este trabalho versa sobre as construções das relações de gênero na música popular nordestina, particularmente o forró, estilo musical típico dessa regiáo. Nesse sentido, escolheu-se os compositores e intérpretes Luiz Gonzaga – década de 50 - , e a Banda Mastruz com Leite – década de 90 – por serem estes expoentes da nossa história musical. Tentar-se-á mostrar, através das práticas discursivas (composiçáo musical) como se produziram as imagens do ser masculino e do ser feminino, nos dois períodos históricos referentes a estes compositores e como esses discursos musicalizados construíram uma dada visibilidade e uma certa dizibilidade ao ser homem e ao ser mulher, e suas relações de gênero. Busca-se entender também como se cruzam as imagens do masculino e do feminino nos dois contextos históricos em que se inserem os compositores. Trata-se portanto, de uma análise dos discursos gestados em cada realidade histórico-social e que participam da construçáo/desconstruçáo dos papéis masculinos e femininos e suas relações de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

23-06-2010

Cómo citar

FARIA, C. N. de. Puxando a sanfona e rasgando o nordeste: relações de gênero na música popular nordestina (1950-1990). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 3, n. 05, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/149. Acesso em: 22 nov. 2024.