Rezar, curar: um caso de persistência cultural no Seridó
Palabras clave:
Práticas culturais, Crenças religiosas, Seridó norte-rio-grandenseResumen
O objetivo desse artigo é entender certas práticas culturais relacionadas à cura mediante as crenças religiosas populares no Seridó norte-rio-grandense. Orações, gestos e remédios rituais foram analisados numa abordagem cultural. Buscamos fundamentos que nos permitem elucidar alguns aspectos da influência dos rezadores no cenário seridoense, como também, compreendermos a forma como esse ofício é transmitido e para quem pode ser repassado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.