"Pelos ásperos caminhos do deserto": um estudo das Visitas Episcopais à Capitania do Rio Grande do Norte
Palabras clave:
Visitas pastorais, Religiosidade, Igreja católicaResumen
Durante o século XVIII foi corrente em todo o território da América Portuguesa as chamadas Visitas Episcopais, também chamada de Visitas Pastorais, através das quais a Igreja Católica disciplinava a fé da populaçáo e cuidava da administraçáo eclesiástica local. O presente artigo tenciona mostrar como esse instrumento de controle social da Igreja atuou no território da Capitania do Rio Grande do Norte, bem como mostrar, a partir da documentaçáo deixada pelos visitadores, em que base estava assentada a religiosidade do colono potiguar. Segue em anexo trechos da documentaçáo analisada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.