Estratégias sociais e construção da autoridade: uma análise das práticas de reprodução social dos oficiais dos corpos de ordenanças na busca pelo mando

Autores/as

  • Ana Paula Pereira Costa

Palabras clave:

Oficiais de ordenanças, Estratégias, Autoridade

Resumen

O artigo pretende abordar algumas das estratégias traçadas e dos recursos disponíveis pelos oficiais de mais alta patente das Companhias de Ordenanças presentes em uma das mais importantes comarcas da capitania de Minas: a comarca de Vila Rica, no período de 1735 a 1777 para que fossem vistos e permanecessem como homens de "qualidade" e, portanto, detentores de mando.  A reflexáo se desenvolveu a partir da análise específica de algumas práticas de reproduçáo social por parte deste oficialato a saber: suas alianças matrimoniais, o destino de seus filhos e as negociações estabelecidas com os escravos.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

21-07-2010

Cómo citar

COSTA, A. P. P. Estratégias sociais e construção da autoridade: uma análise das práticas de reprodução social dos oficiais dos corpos de ordenanças na busca pelo mando. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 18, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/332. Acesso em: 23 dic. 2024.