A prática polí­tica oligárquica e o debate sobre parlamentarismo e presidencialismo em meio à transição polí­tica Brasileira em Raymundo Faoro

Autores/as

  • Maria José de Rezende

Palabras clave:

Transição política, Presidencialismo, Parlamentarismo, Representação, Mudança

Resumen

Em razáo do debate, no início da década de 1990, acerca do plebiscito que definiria a continuidade ou náo do presidencialismo no país, Raymundo Faoro criticava os políticos e intelectuais que situavam todas as discussões acerca das possíveis mudanças em curso no âmbito de uma mera substituiçáo do regime vigente por um outro. Ele afirmava que o caso náo era de substituiçáo de um presidencialismo lamentavelmente fracassado por um parlamentarismo que tendia a repetir os mesmos vícios políticos daquele primeiro. O essencial, antes de mudar o regime de governo, era mudar o tipo de representaçáo em que se assentava um sistema político capaz de desvirtuar qualquer modificaçáo que viesse a ocorrer tanto naquele momento quanto nos anos posteriores.

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

21-07-2010

Cómo citar

REZENDE, M. J. de. A prática polí­tica oligárquica e o debate sobre parlamentarismo e presidencialismo em meio à transição polí­tica Brasileira em Raymundo Faoro. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 18, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/333. Acesso em: 23 nov. 2024.