Portugal democrático e o atlantismo
Palabras clave:
Integração europeia, Política externa, Poder atlânticoResumen
Com o intuito de analisar a evoluçáo da diplomacia portuguesa, importa analisar as relações histórico-políticas entre Portugal e os Estados Unidos náo só durante o período revolucionário, quando as autoridades americanas temeram a implementaçáo de um regime comunista, mas também durante os ulteriores governos constitucionais. Mesmo a adesáo portuguesa à Comunidade Europeia, em 1986, náo foi encarada, pelos governantes portugueses, como uma ruptura com a sua tradicional política externa de aproximaçáo ao poder atlântico - neste caso, os Estados Unidos, mas como um complemento que valorizaria a tradicional vocaçáo atlântica do país.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.