Imprensa e assuntos de mulher: revisitando as décadas de 1960 e 1970

Autores/as

  • Ilane Ferreira Cavalcante IFRN
  • Maria da Conceição Flores Universidade Potiguar

Palabras clave:

Revista Cláudia. Mulheres. Décadas de 1960 e 1970.

Resumen

Este artigo se debruça sobre a representação de mulheres na revista Cláudia nas décadas de 1960 e 1970, período em que a imprensa a feminina se desenvolve bastante. Esta revista, direcionada, sobretudo, para a mulher casada, da classe média, propunha-se a orientar as donas de casa que queriam adaptar-se à vida moderna. O objetivo deste artigo é analisar os modos como a revista contribuiu para a modernização da mulher. Para tal, foram analisados alguns números da revista, tendo-se focalizado, prioritariamente, algumas crônicas da psicóloga Carmen da Silva, que, a partir de 1963 teve um papel importante na formação das leitoras da revista

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ilane Ferreira Cavalcante, IFRN

Professora de Língua Portuguesa do IFRN, atualmente lotada no Campus de Educação a Distância, com experiência em estudos sobre linguagem, gênero e educação.

Maria da Conceição Flores, Universidade Potiguar

Doutora em Educação (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Literatura Comparada (1999) e graduada em Letras pela mesma universidade (1993), com Diplôme Supérieur d' Études Françaises pela Université de Nancy II (1990), é professora DNS IV da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas de Lingua Portuguesa e Literatura Norte-Rio-Grandense, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura de autoria feminina, crítica literária feminista e história das mulheres. É consultora ad hoc do SigPet e tutora do grupo PET Literatura do Rio Grande do Norte.

Publicado

12-08-2016

Cómo citar

CAVALCANTE, I. F.; FLORES, M. da C. Imprensa e assuntos de mulher: revisitando as décadas de 1960 e 1970. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 120–132, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7788. Acesso em: 5 jul. 2024.