Inspirações atlânticas e imagens Brasileiras na representação de Cabo Verde
Palabras clave:
Atlântico, Cabo Verde, BrasilResumen
Com o presente título pretendemos fazer um breve diagnóstico sobre a forma como o Atlântico, enquanto espaço e extensáo marítima, subjaz ao próprio enredo que possibilitou a construçáo e a "invençáo" colonial de Cabo Verde e a articulaçáo deste com o Brasil. Nesta sequência, procuraremos inquirir sobre a problemá¡tica da circulaçáo de ideias que, por referência ao Brasil, permitiu imaginar uma forma de representaçáo de Cabo Verde (entre 1930 e 1950), tanto através da tentativa articulaçáo com Portugal (enquanto Metrópole) como também com o Atlântico (enquanto palco que possibilitou o trânsito que estruturou as relações de poder em tempo de colonizaçáo).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.