A influência da leitura na formação da criança

Autores/as

  • Jordan Prazeres Freitas da Silva Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Cândida Maria Farias Câmara Centro Universitário Católica de Quixadá

Palabras clave:

Leitura. Criança. Aprendizagem.

Resumen

A leitura deve ser vista como um conjunto de comportamentos que se regem por processos cognitivos armazenados na memória do indivíduo, os quais afloram durante o contexto da atividade leitura. Sendo assim, a aprendizagem da leitura não se limita ao exercício de grafias, mas que se perpetua como caminho para novas reflexões sobre a própria linguagem por práticas sociais de leitura. E a partir do estudo foi verificado que a leitura está totalmente ligada à formação intelectual, social, emocional, moral e crítica da criança. E que a indicação à leitura não é apenas nas séries iniciais, uma vez que se constitui em um processo longo, que deverá ser iniciado, provocado, sustentado e desenvolvido durante as experiências escolares, afirmando que se formam crianças e leitores na relação dialógica entre aquele que ensina e aquele que aprende.

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Biografía del autor/a

Jordan Prazeres Freitas da Silva, Centro Universitário Católica de Quixadá

Autor e Discente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá

Cândida Maria Farias Câmara, Centro Universitário Católica de Quixadá

Orientadora e Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá

Publicado

12-08-2016

Cómo citar

FREITAS DA SILVA, J. P.; FARIAS CÂMARA, C. M. A influência da leitura na formação da criança. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 120–128, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8484. Acesso em: 5 jul. 2024.