Orgia epistemológica: saberes anais e dissidências de gênero e sexualidades

Autores/as

  • André Luiz dos Santos Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Itamar de Morais Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Produção discursiva. Experiências subversivas. Saberes anais. Feminismos.

Resumen

No artigo discute-se a produção de discursos acerca dos gêneros e das sexualidades a partir de uma perspectiva queer. Questiona-se os modelos de inteligibilidade que inventam esses saberes analisando-se o espaço de privilégio que forja essa produção discursiva a ele contrapondo-se a produção de discursos e práticas de uma manada TRANSviada que se engaja na produção de um saber subalterno, reivindicando assim, ao invés de uma epistemologia normativa, uma epistemolOrgia subversiva. Defende-se a possibilidade de fala do cu numa visão ampliada que faz da proliferação de cus falantes nos corpos um espaço de produção discursiva subversiva. Por fim, discute-se como a produção anal dos saberes está atrelada a uma questão feminista, um feminismo sem sujeito determinado, do destrutivo, do contaminador, em síntese, um feminismo que possa ser a aposta de todos os sujeitos não-homens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Luiz dos Santos Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Estudos da Mídia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, onde integra o grupo de pesquisas Linguagens da cena: imagem, cultura e representação.

Graduado em Psicologia na Universidade Potiguar - UnP.

Itamar de Morais Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Ciências Sociais, especialista em Antropologia Social e graduado em Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como professor no departamento de Comunicação Social e no Programa de pós-graduação em Estudos da Mídia.

Publicado

12-08-2016

Cómo citar

PAIVA, A. L. dos S.; NOBRE, I. de M. Orgia epistemológica: saberes anais e dissidências de gênero e sexualidades. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 103–119, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8494. Acesso em: 5 jul. 2024.