“Higiene e educação physica”: modelando corpos robustos e sadios no Instituto Pedagógico (décadas de 1920-1930)

Autores/as

  • Alexandro dos Santos Universidade Federal de Campina Grande/UFCG

Palabras clave:

Higiene. Educação Física. Instituto Pedagógico. Campina Grande. Poder disciplinar.

Resumen

O objetivo do presente trabalho consiste em analisar a produção de corpos robustos e sadios nas disciplinas de Higiene e Educação Física que circularam no Instituto Pedagógico em Campina Grande nas décadas de 1920 e 1930, fazendo parte de um processo chamado medicalização e disciplinarização de corpos.  Para tanto, utilizamos como fonte de pesquisa a Revista do Ensino do Estado da Paraíba (1932 a 1937) e a Revista Evolução (1931-1932). Estabelecemos um diálogo com a historiografia que discute o tema, a exemplo, de Ghiraldelli Júnior (1991), Vago (2002), Lenharo (1986), Buriti (2002) e Soares Júnior (2011). Nossa narrativa será construída/arquitetada a partir da contribuição da Nova História Cultural, principalmente através de conceitos como o de poder disciplinar elaborado pelo filosofo francês Michel Foucault (2010), que estuda a disciplina na sociedade moderna, fazendo parte de um processo que tem como alvo a disciplina do corpo dos sujeitos, produzindo dessa forma corpos “dóceis”.

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Publicado

12-08-2016

Cómo citar

SANTOS, A. dos. “Higiene e educação physica”: modelando corpos robustos e sadios no Instituto Pedagógico (décadas de 1920-1930). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 34–55, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8716. Acesso em: 22 nov. 2024.