Do paraíso às chamas, das chamas ao paraíso
Palavras-chave:
História Moderna, Orientalismo, Ensino de HistóriaResumo
Os marcos historiográficos se constituem referências para as diferentes abordagens do historiador. Tendo como recortes temporais: o 1492, a chegada de Colombo ao Novo Mundo e 2001, com a derrubada das torres gêmeas do World Trade Center analisa-se o processo de constituiçáo do moderno mundo ocidental marcado historiograficamente por conceitos como colonizaçáo, revoluçáo, civilizaçáo, Renascimento, Iluminismo e Orientalismo que reforçam um lugar de poder e saber sobre o outro. Portanto, pretende-se problematizar esses lugares prontos mostrando, como, afirma Jean Delumeau, que as palavras têm vida e náo sáo inocentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.