Memórias de si, memórias de lugares
A construção do “eu” a partir das narrativas orais no Tempo Presente (Brasil - Itália)
Resumo
A proposta deste artigo parte das narrativas orais dos entrevistados quando em suas falas apresentam a si mesmos tal qual como gostariam de ser lembrados, o que entendemos aqui como uma construção da memória de si, na relação com o lugar de pertencimento. Essas narrativas, feitas no Tempo Presente, surgiram a partir de entrevistas seguindo a abordagem da História Oral, onde cada entrevistado elencou aquilo que considerava relevante para a pesquisa. As entrevistas foram realizadas no Brasil e na Itália, compondo um amplo espectro de possibilidades de análise, e, para este trabalho, optamos por compreender a construção do “eu” ao longo do discurso narrativo sobre as memórias individuais relacionada com os lugares situados na pesquisa, Florianópolis (SC) e Veneza (VE).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.