Breves apontamentos sobre as questões do género na sociedade tradicional do Alto - Alentejo
Palavras-chave:
Diferenciação sexual, Hierarquia social, Redes de vizinhançaResumo
O tema do género é abordado numa perspectiva anacrónica que remete para a sociedade rural alentejana no período anterior à generalizaçáo das inovações tecnológicas, que teve lugar nos meados do século passado. Inevitavelmente abordam-se as questões relativas à diferenciaçáo sexual, o papel do homem e da mulher na comunidade rural, ao mesmo tempo que se pretende inter-relacionar com as questões da hierarquia social, expressas nas grandes assimetrias existentes entre a minoria dos que possuíam a terra e a maioria dos que a trabalhavam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.