Moda e gênero: o vestuário sexualizado no New Look de Christian Dior (anos 1950)

Autores

  • João Quintino Medeiros Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Moda. Gênero. Christian Dior. New Look. Vestuário sexualizado.

Resumo

O texto reflete sobre a relação entre moda e gênero, em que se considera a contribuição daquela para a construção das identidades de gênero. Assim, busca-se entender tal conexão num momento específico da História da Moda, o tempo de voga do chamado New Look, de Christian Dior, criado em 1947 e perdurando ao longo dos anos 1950, com reflexos na década seguinte. A silhueta pretendida pelo equilíbrio busto-cintura-quadril coadunava-se com um ideal de mulher buscado no pós-Segunda Guerra Mundial: o de mãe e esposa. Amparada por uma tipologia de fontes a incluir fotografias, impressos, depoimentos orais e um vestido de época, a pesquisa procurou vestígios da imitação da moda francesa no município de São João do Sabugi, localizado na região do Seridó, Estado do Rio Grande do Norte. 

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Biografia do Autor

João Quintino Medeiros Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em História (1988), Especialista em História do Nordeste pela UFRN (2003) e Mestre em História pela UFCG (2014). Professor do Curso de História da UFRN - CERES.

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Publicado

03-02-2016

Como Citar

MEDEIROS FILHO, J. Q. Moda e gênero: o vestuário sexualizado no New Look de Christian Dior (anos 1950). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 10–36, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8174. Acesso em: 26 abr. 2024.