O tempo social de Norbert Elias: uma proposta de superação ao conhecimento dicotômico do tempo
Palavras-chave:
Tempo subjetivo, Tempo objetivo, Tempo social, Norbert EliasResumo
Fundamentado na discussáo bibliográfica sobre o tempo entre os teóricos objetivistas e subjetivistas da tradiçáo clássica do conhecimento ocidental, esse artigo pretende identificar, a partir das concepções do sociólogo Norbert Elias, o problema que conduz essas teorias e a possibilidade de superá-la pela compreensáo do tempo como um aspecto do processo civilizador e ordenador das diferentes sociedades e dos diferentes níveis de organizaçáo e desenvolvimento, coexistentes ou náo. Milênios se passaram desde que os primeiros curiosos se lançaram na busca da natureza do tempo, mas esse problema ainda ocupa partidários diversos. A prioridade do artigo é abordar uma perspectiva inédita através do olhar alicerçado na sociologia do conhecimento de Norbert Elias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.