A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Caroline Vieira Alves UFRN
  • Tatiane Alves da Silva
  • Eudes Euler de Sousa Lucena

Resumo


Introdução: A educação em saúde bucal tem um papel importante na conscientização dos usuários do CAPS AD. A natureza das substâncias de abuso, lícitas ou ilícitas causam um efeito devastador para os tecidos bucais e prejuízo à qualidade de vida. Objetivo: O objetivo deste trabalho é descrever uma oficina de construção de jogos para promover o cuidado em saúde bucal no CAPS AD da cidade de Caicó/RN. Metodologia: A oficina de construção de jogos ocorreu durante o mês de maio de 2019 na vivência dos residentes, do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da EMCM/UFRN no CAPS AD. A atividade foi conduzida pela dentista residente e utilizou-se o espaço das oficinas de artesanato, que faziam parte da rotina do serviço. Resultados: Foram produzidos quatro jogos educativos e um quadro com orientações de higiene bucal, que ficaram disponíveis para os usuários do serviço. Conclusões: Essa atividade além de ser uma oportunidade de ócio criativo pode facilitar a fixação dos conteúdos da educação em saúde bucal que são abordados dentro do jogo, incentiva a discussão sobre o tema e estimula o autocuidado, reforçando e orientando as boas práticas de higiene.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
16-01-2021
Como Citar
VIEIRA ALVES , C.; ALVES DA SILVA , T.; EULER DE SOUSA LUCENA , E. A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ciência Plural, v. 7, n. 1, p. 177-190, 16 jan. 2021.
Seção
Relato de experiência