PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE NATAL/RN SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA

Autores

  • Alice Pinheiro Suassuna Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Suelen Ferreira de Oliveira UFRN
  • Thomas Diniz Papa
  • Flávia Christiane de Azevedo Machado

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n2ID19841

Resumo

Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE) constitui-se em uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação e prevê a realização de atividades técnico-assistenciais sob responsabilidade dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), bem como atividades de educação popular em saúde. Objetivo: este estudo se propôs a identificar as atividades de educação em saúde realizadas nas escolas do ensino médio do município de Natal no estado do Rio Grande do Norte, bem como verificar as expectativas dos estudantes quanto ao papel dos profissionais de saúde e governantes para viabilizar uma melhoria de sua qualidade de vida. Metodologia: foi desenvolvido um estudo de avaliação com corte seccional e abordagem quantitativa com estudantes do segundo ano do ensino médio matriculados no ano de 2018. Esses estudantes responderam a um questionário para caracterização social e econômica afim de identificar as suas expectativas para melhoria da qualidade de vida e sobre atividades de educação em saúde realizadas na sua escola. A análise das respostas foi feita por meio de banco de dados no Excel para facilitar o cálculo das frequências absolutas e relativas das variáveis categóricas, bem como o cálculo da média e desvio-padrão das variáveis numéricas (idade, renda). Resultados: Dentre os principais resultados, destaca-se o baixo índice de ações voltadas à promoção da saúde nas escolas, sobretudo eventos do Programa de Saúde na Escola (PSE), bem como o desejo de que tanto os governantes quanto os profissionais de saúde exerçam de uma melhor forma o seu trabalho direcionado à comunidade. Conclusões: Concluiu-se, portanto, ser a ação do PSE na rede pública de Natal bastante falha, porquanto a maioria dos estudantes responderam não reconhecer nenhuma ação exercida por este programa nas suas respectivas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-06-2020

Como Citar

PINHEIRO SUASSUNA, A. .; DE OLIVEIRA, S. F.; DINIZ PAPA, T.; CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO, F. PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE NATAL/RN SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 66–81, 2020. DOI: 10.21680/2446-7286.2020v6n2ID19841. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/19841. Acesso em: 22 dez. 2024.