AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM GRUPOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

An experience report

Autores

  • Nadia Cristina Testoni Chaves Pereira Universidade do Vale do Itajaí
  • Kelly Hüther da Costa Universidade do Vale do Itajaí
  • Ruan Kaio Silva Nunes Universidade do Vale do Itajaí
  • Patricia Larissa Borges Universidade do Vale do Itajaí
  • Ivana do Nascimento Albuquerque Universidade do Vale do Itajaí
  • Elisabeth Barth Almeida Universidade do Vale do Itajaí
  • Mariana Reiser Guedes Universidade do Vale do Itajaí
  • Rosana Henn Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20372

Resumo

Introdução: O aumento da incidência de doenças crônicas não transmissíveis evidencia a necessidade de ações educativas que promovam melhora na qualidade de vida, diminuição da insegurança alimentar e prevenção de agravos nutricionais. Objetivo: Estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis e transmitir demais informações relevantes para a autonomia alimentar. Metodologia: O projeto de extensão vinculado ao curso de Nutrição promoveu aplicação de oficinas no decorrer do ano de 2019, realizadas por acadêmicos supervisionados por professores. Os beneficiados foram frequentadores do Centro de Arte e Lazer e Centro de Referência de Assistência Social do município de Itajaí-SC, sendo estes idosos e indivíduos em vulnerabilidade social, respectivamente. Contaram com participação de acadêmicos bolsistas, voluntários e estagiários de Nutrição em Saúde Coletiva, proporcionando a interface ensino e extensão. Os temas abordados foram adaptados de acordo com as demandas de cada local e público específico. Resultados: As oficinas desenvolvidas neste projeto oportunizaram a vivência de educação alimentar e nutricional a acadêmicos de nutrição, proporcionando ampliação do conhecimento teórico e prático obtido na Universidade com troca de experiências com a comunidade. Conclusão: A oportunidade de atuação em uma extensão universitária proporciona experiências únicas que não são adquiridas dentro da sala de aula. Ela estreita os laços entre universitários e a comunidade, tornando os acadêmicos profissionais aptos a praticar a empatia e sensibilidade social, tão importante ao profissional da saúde. Ainda, favorece a autonomia do indivíduo em relação a alimentação saudável e melhora da qualidade de vida. 

Palavras-Chave: Extensão Comunitária; Educação Alimentar e Nutricional; Vulnerabilidade Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadia Cristina Testoni Chaves Pereira, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica de graduação em nutrição da Universidade do Vale do Itajaí

Kelly Hüther da Costa , Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica de graduação em nutrição da Universidade do Vale do Itajaí

Ruan Kaio Silva Nunes, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmico de graduação em nutrição da Universidade do Vale do Itajaí

Patricia Larissa Borges, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica de graduação em nutrição da Universidade do Vale do Itajaí

Ivana do Nascimento Albuquerque, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica de graduação em nutrição da Universidade do Vale do Itajaí

Elisabeth Barth Almeida, Universidade do Vale do Itajaí

Graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente no curso de Nutrição na Universidade do Vale do Itajaí.

Mariana Reiser Guedes, Universidade do Vale do Itajaí

Graduada em Gastronomia pela Universidade do Vale do Itajaí e mestranda em saúde e gestão do trabalho pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente no curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí.

Rosana Henn, Universidade do Vale do Itajaí

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Ciência dos Alimentos pela mesma instituição. Docente do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí.

Downloads

Publicado

11-06-2020

Como Citar

TESTONI CHAVES PEREIRA, N. C.; HÜTHER DA COSTA , K.; KAIO SILVA NUNES, R.; LARISSA BORGES, P.; DO NASCIMENTO ALBUQUERQUE, I.; BARTH ALMEIDA, E.; REISER GUEDES, M.; HENN, R. AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM GRUPOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA: An experience report. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 170–191, 2020. DOI: 10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20372. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20372. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência