CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA

Autores

  • Daniel Felipe Fernandes Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Karla Beatriz de Freitas Lira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juliana Campos Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gabriel Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Matheus Amorim Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lucas Cavalcante de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20566

Resumo

Introdução: Os projetos de extensão universitária apresentam grande importância para os estudantes e para a sociedade como um todo, uma vez que possibilitam uma reflexão crítica nos indivíduos, a fim de integrar os conhecimentos acadêmicos à sociedade. O projeto Formando Sorrisos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promove atendimento odontológico aos estudantes da instituição que sejam caracterizados como vulneráveis socioeconomicamente; durante as atividades os pacientes são constantemente instruídos sobre cuidados orais e incentivados a levar as práticas às suas residências, configurando-se um vetor inicial para prevenção de agravos orais. Objetivo: Relatar a contribuição do projeto na formação do estudante de Odontologia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com base na rotina clínica existente no projeto de extensão referido desde a recepção dos pacientes até a finalização de seus tratamentos odontológicos. Resultados: A experiência nas diferentes atividades do projeto possibilita aos estudantes um olhar mais integral do paciente. A vivência clínica desde cedo na graduação auxilia ao aluno um maior entendimento sobre a Odontologia, motivando-o em relação ao curso, facilitando o aprendizado e contribuindo para a formação profissional. Conclusões: As atividades desenvolvidas pelo projeto contribuem para a formação acadêmica do estudante de Odontologia e proporciona aos estudantes universitários atendimento odontológico de qualidade e em horários flexíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Beatriz de Freitas Lira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Técnica em alimentos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte

 

Juliana Campos Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cirurgiã-Dentista graduada pela Universidade Tiradentes (UNIT) em Sergipe. Especialização em Implantodontia (andamento) pela FACSETE (2018-2020) com ênfase em cirurgia, periodontia e prótese sobre implantes. Mestre em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com linha de pesquisa em Cistos e tumores odontogênicos . Doutorado em Ciências Odontológicas (andamento)- área de concentração: Biologia Experimental- UFRN (2018-2022) com linha de pesquisa em Biopatologia dos tecidos do complexo bucomaxilofacial. Foi monitora da disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial (UNIT). Foi bolsista de iniciação científica PIBIC atuando em pesquisas relacionadas a regeneração tecidual. Participou do projeto de extensão Clínica de Bebês. Foi professora do curso de Auxiliar em Saúde Bucal (Centro de Aperfeiçoamento Profissional- Aracaju, Sergipe) e do curso Técnico em Saúde Bucal pelo CEPRN- Natal, Rio Grande do Norte. Atuou na docência assistida pela UFRN como professora das disciplinas e Embriologia, Histologia e Engenharia Tecidual.Tem experiência com publicações de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Odontologia atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino superior, metodologia científica, lesões benignas e malignas das cavidade oral, imunologia, embriologia, histologia, biologia molecular, cirurgia oral, patologia oral, estomatologia, periodontia, implantodontia e engenharia tecidual. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral e avaliadora da Revista científica Contexto & Sau?de.

Gabriel Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (andamento/ 2016-2021) e Aperfeiçoamento em Endodontia - Grupo Innovation (andamento 2019-2020). Atualmente, desenvolve o Projeto de Pesquisa intitulado: Análise clínicopatologica dos casos de linfangioma oral diagnosticados em um serviço de referência em patologia oral do nordeste brasileiro e os Projetos de extensão: Coordenador "Bolsista remunerado" do projeto Formando Sorrisos. Participante voluntário da Base de Pesquisa em Patologia Oral da UFRN.

Matheus Amorim Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (em andamento)

Lucas Cavalcante de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (em andamento)

Downloads

Publicado

11-06-2020

Como Citar

PAIVA, D. F. F.; BEATRIZ DE FREITAS LIRA, K.; CAMPOS PINHEIRO, J.; GOMES DA SILVA, G.; AMORIM ARAÚJO, M.; CAVALCANTE DE SOUSA, L. CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA . Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 192–204, 2020. DOI: 10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20566. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20566. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência