ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA TENTATIVA DE SUICÍDIO EM USUÁRIOS ATENDIDOS POR UM SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA

Autores

  • Edmércia Holanda Moura Mestranda em Saúde da Mulher pela Universidade Federal do Piauí e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)
  • Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas Professor Orientador Doutor do Departamento de Medicina Comunitária e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí.
  • Maria do Socorro de Almeida Chaves Soares Fundação Municipal de Saúde de Teresina-Pi

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n1ID21242

Resumo

Introdução: A tentativa de suicídio é considerada uma conduta suicida não fatal, representando o momento em que uma pessoa realiza uma ação que pode ameaçar sua vida, podendo evoluir ao suicídio, ambas situações representando um importante problema de saúde pública. Objetivo: Caracterizar o uso de álcool e outras drogas em tentativas de suicídio assistidas por um serviço móvel de emergência. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Teresina-Piauí. A população do estudo foi de 253 registros de atendimentos de usuários que tentaram suicídio e que foram atendidos pelo SAMU 192 no ano de 2018. Os dados foram obtidos no Sistema de Atendimento e Gestão de Ocorrências, no qual são registrados todos os atendimentos realizados pelo SAMU. Os dados foram organizados em gráficos e tabelas e interpretados segundo frequências absolutas e percentuais. Resultados: A maioria dos atendimentos ocorreu em mulheres (65,6%) e pessoas de 20 a 39 anos de idade (49,9%). Em relação ao mecanismo de autolesão, foram encontrados resultados semelhantes entre homens e mulheres. Das 166 mulheres que tentaram suicídio, 99 casos (59,7%) utilizaram a automedicação, seguido do enforcamento e objeto perfurocortante com igual valor 14 (8,4%), e mais de um mecanismo de autolesão com 12 (7,2%). O uso de álcool e outras drogas foi verificado em 12,6% das mulheres e 9,9% dos homens atendidos. Conclusões: A tentativa de suicídio em usuários residentes em Teresina é uma ocorrência relevante. Sugere-se uma atenção voltada para esses casos, com ações de prevenção desse agravo e a capacitação dos profissionais de saúde.
Palavras-Chave: Tentativa de Suicídio, Alcoolismo, Usuários de Drogas, Serviços Médicos de Emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmércia Holanda Moura, Mestranda em Saúde da Mulher pela Universidade Federal do Piauí e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)

Graduada em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1996). Mestrado em andamento em Saúde da Mulher ( 2018). Possui Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, bem como em Patologia Cervical , e também o Título de Especialista em Medicina da Família e Comunidade. Experiência na área de Saúde Coletiva e ênfase em Saúde da Família ;Possui Capacitação em Terapia Comunitária e Formação em Fitoterapia Brasileira, Homeopatia e Terapia Ortomolecular. Experiência profissional em trabalho com Escolares e Dependentes Químicos. Prestou serviços médicos nos Estados de Pernambuco e Roraima. Atualmente, médica efetiva da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, desde 2011. Extensa atuação em serviços de urgência e Emergência, não só em Obstetrícia e Ginecologia, como atendimento de urgência geral. Faz parte ainda do corpo clínico efetivo do Estado do Piauí pelo SAMU , com participação no serviço de transporte aeromédico e regulação médica.

Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas , Professor Orientador Doutor do Departamento de Medicina Comunitária e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí.

Professor do Departamento de Medicina Comunitária e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Doutor em Ciências Médicas (Unicamp), Mestre em Ciências e Saúde (UFPI), Especialista em Epidemiologia (UFG), Saúde Pública (UFPI) e Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde (ENSP/FIOCRUZ). Participou do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS-EPISUS (Ministério da Saúde e CDC de Atlanta/EUA). Graduado em Enfermagem (UFPI). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, sistemas de informação em saúde, vigilância epidemiológica, doenças transmissíveis, doenças e agravos não transmissíveis, causas externas.

Maria do Socorro de Almeida Chaves Soares, Fundação Municipal de Saúde de Teresina-Pi

Enfermeira, Especialista em Gestão e Saúde da Família pela UAPI.

Downloads

Publicado

10-08-2020

Como Citar

HOLANDA MOURA, E.; MEDEIROS MASCARENHAS , M. D. .; SOARES, M. do S. de A. C. . ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA TENTATIVA DE SUICÍDIO EM USUÁRIOS ATENDIDOS POR UM SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 31–47, 2020. DOI: 10.21680/2446-7286.2020v6n1ID21242. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/21242. Acesso em: 28 mar. 2024.