EFEITO DA MOBILIZAÇÃO PRECOCE NA ALTA HOSPITALAR DE PACIENTES SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Francisco Jander de Sousa Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAIBA - UFDPar
  • Cesário Rui Callou Filho Universidade de Fortaleza – UNIFOR
  • Danielle Brandão Vasconcelos Hospital do Câncer do Ceará
  • Wiliane Gomes Nepomuceno Cunha Faculdade Inspirar- Fortaleza- Ceará
  • Ethel Esthephane Alves Vieira Universitário Mauricio de Nassau- Fortaleza/Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n3ID21250

Resumo

Introdução: A Permanência prolongada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode estar relacionada à fraqueza, imobilidade e insuficiência respiratória. A mobilização precoce desempenha um importante papel no processo de recuperação funcional dos pacientes. Objetivo: Descrever por meio da literatura os benefícios proporcionados pela mobilização precoce dos pacientes internados na UTI submetidos a Ventilação Mecânica (VM). Metodologia: Trata-se de uma Revisão Sistemática realizada nas bases de dados eletrônicos PubMed, Physiotherapy Evidence Database (PEDro), Scientific Electronic Library Online – SciELO, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) utilizando os descritores “Deambulação Precoce”, “Unidades de Terapia Intensiva”, “Respiração Artificial ”. Foram incluídos artigos independentes do idioma. Os sujeitos deveriam ter idade superior a 18 anos e estar internados na Unidade de Terapia Intensiva, em Ventilação Mecânica por um período maior que 24 horas. Foram excluídos pesquisas do tipo de revisão, monografias, dissertações, teses, anais, capítulos, livros e ponto de vista ou opinião de especialista e que abordassem os descritores no título mas ao longo do texto não abordasse o tema proposto. Resultados: Foram encontrados 11.586 artigos, sendo selecionados 9 artigos segundo os critérios de inclusão, verficiando amobilização precoce em pacientes críticos se mostrou segura e viável, capaz de reduzir o tempo de VM e permanência na UTI. Conclusão: as intervenções comumente relatadas no estudo, sendo menos frequente durante a assistência ventilatória as atividades que envolviam o ortostatismo e deambulação, resultado esperado, visto que as principais barreiras encontradas foram intubação e sedação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesário Rui Callou Filho, Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Danielle Brandão Vasconcelos, Hospital do Câncer do Ceará

Fisioterapeuta intensivista do Hospital do Câncer do Ceará

Wiliane Gomes Nepomuceno Cunha, Faculdade Inspirar- Fortaleza- Ceará

Fisioterapeuta Intensisita pela Faculdade Inspirar- Fortaleza- Ceara

 

Ethel Esthephane Alves Vieira, Universitário Mauricio de Nassau- Fortaleza/Ceará

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau- Fortaleza/Ceará

 

Downloads

Publicado

26-09-2020

Como Citar

NOGUEIRA, F. J. de S.; FILHO, . C. R. C. .; VASCONCELOS, D. B. .; CUNHA, W. G. N. .; VIEIRA, E. E. A. . EFEITO DA MOBILIZAÇÃO PRECOCE NA ALTA HOSPITALAR DE PACIENTES SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 194–209, 2020. DOI: 10.21680/2446-7286.2020v6n3ID21250. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/21250. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisão Sistemática