PERFIL DAS GESTANTES E CONTEÚDO DAS ORIENTAÇÕES SOBRE OS SINAIS DE TRABALHO DE PARTO RECEBIDAS NO PRÉ-NATAL

Autores

  • Lia Cardoso de Aguiar Universidade Federal do Maranhão
  • Maria de Lourdes Cardoso Silva
  • Viviane Santos de Oliveira
  • José Ricardo Rodrigues de Aguiar
  • Lanna Karla Monroe Dourado

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n1ID21285

Resumo

Introdução: O pré-natal visa preparar para o parto. As orientações recebidas na atenção pré-natal são fundamentais para a vivência saudável durante toda gestação pela gestante e sua família, porém ainda há muitas falhas nestas ações educativas. Objetivos: Conhecer as orientações sobre os sinais de trabalho de parto realizadas para as gestantes durante o pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde. Métodos: Estudo de caráter descritivo com abordagem quantitativa em um Centro de Saúde em São Luís, Maranhão. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário aplicado a uma amostra de 11 gestantes. Resultados: A maioria das gestantes tinha 20 anos ou mais, vivia sem companheiro, com ensino médio completo e renda familiar entre um e dois salários mínimos, tendo como principal ocupação ser do lar. Quanto ao início do pré-natal, 45,4% no primeiro e 36,4% no segundo trimestre. Quanto ao número de consultas realizadas, 54,5% não realizou consulta no primeiro trimestre; 72,8% realizou pelo menos duas consultas no segundo trimestre; e apenas 18,2% realizou o mínimo de três consultas preconizado pelo Ministério da Saúde no terceiro trimestre. Neste estudo apenas 27,3% das gestantes participou de algum grupo de educação em saúde específico para gestantes. E sobre os sinais de trabalho de parto, apenas 45,4% foi orientada, dentre estas a orientação mais frequente (60,0%) continha os principais sinais de trabalho de parto. Conclusões: Este estudo evidencia que as orientações sobre os sinais de trabalho de parto são pouco frequentes e por vezes sequer são fornecidas durante as consultas. Isto pode explicar a escassez de publicações que abordem a temática, embora seja consenso que a educação em saúde no pré-natal é essencial para o fortalecimento da autonomia das gestantes no momento do trabalho de parto e parto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Cardoso de Aguiar, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Saúde da Família pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família na Universidade Federal do Maranhão – RENASF/UFMA. Doutora em Saúde Coletiva Universidade Federal do Maranhão – PGSC/UFMA.

Downloads

Publicado

10-08-2020

Como Citar

DE AGUIAR, L. C.; CARDOSO SILVA, M. de L.; SANTOS DE OLIVEIRA, V.; RODRIGUES DE AGUIAR, J. R.; KARLA MONROE DOURADO, L. PERFIL DAS GESTANTES E CONTEÚDO DAS ORIENTAÇÕES SOBRE OS SINAIS DE TRABALHO DE PARTO RECEBIDAS NO PRÉ-NATAL. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 48–60, 2020. DOI: 10.21680/2446-7286.2020v6n1ID21285. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/21285. Acesso em: 24 abr. 2024.