ÍNDICE DE SUCESSO DE EXODONTIAS REALIZADAS COM EXTRATOR MINIMAMENTE TRAUMÁTICO

Resumo


Introdução: Técnicas para extração dentária vêm sendo aperfeiçoadas objetivando um procedimento que diminua o esforço profissional, o tempo cirúrgico, amenize as dores e os processos inflamatórios. Neste sentido os extratores minimamente traumáticos com a exodontia vertical, propõem-se a preservar o osso alveolar e proporcionar uma recuperação mais rápida e confortável para o paciente.  Objetivo: Avaliar a efetividade do Kit para Extração Minimamente traumática da Maximus® (Contagem/MG- Brasil) na exodontia de raízes residuais de incisivos, caninos e pré-molares unirradiculares.  Metodologia: Trata-se de um ensaio clínico, prospectivo e analítico. Os pacientes foram operados utilizando o dispositivo, sendo avaliados os dados demográficos, tempo cirúrgico, dor e conforto após a cirurgia, bem como o grau de satisfação profissional com o uso do dispositivo. Para verificar diferenças significativas foi utilizado o teste de Mann-Whitney e a busca de associações foi realizada com o Exato de Fisher. Para todos os testes foi estabelecida uma significância com p<0,05. Resultados: Quarenta elementos foram removidos, o tempo cirúrgico foi em média 16,28 minutos, níveis de dor e conforto imediatamente após a cirurgia se mantiveram baixos (p<0,0001), e o grau de satisfação profissional se manteve alto (p<0,0001). A taxa de sucesso do dispositivo foi de 93,3% para os elementos incisivos e 20% para os elementos caninos e pré-molares (p<0,0001). Conclusões: A eficácia do extrator é determinada pelo tamanho da superfície radicular cobertas com fibras periodontais e a localização do dente. No entanto pode ser bem indicada no planejamento de reabilitações implantosuportadas em região anterior de maxila e mandíbula.

Palavras-Chave: Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos; Processo alveolar; Preservação de tecidos; Extração de dente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
16-01-2021
Como Citar
MAYARA RODRIGUES XAVIER, C.; FREITAS DE SOUZA JUNIOR, E.; DANTAS RIBEIRO, A.; AZEVEDO SILVA, J.; EULER DE SOUZA LUCENA, E.; HENRRIQUE ARAÚJO DE MORAIS, H. ÍNDICE DE SUCESSO DE EXODONTIAS REALIZADAS COM EXTRATOR MINIMAMENTE TRAUMÁTICO. Revista Ciência Plural, v. 7, n. 1, p. 14-29, 16 jan. 2021.