INTERSETORIALIDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n3ID23878Resumo
Introdução: Para instituir a intersetorialidade como prática cotidiana deve-se viabilizar uma formação profissional coerente. Neste sentido, experiências ensino-serviço são importantes meios para esta formação. Objetivo: Relatar a experiência das ações voltadas a adolescentes e crianças desenvolvidas em equipamentos sociais adscritos a uma Unidade Saúde da Família de Natal-RN em 2018.2 no contexto da disciplina Saúde e Cidadania. Metodologia: A partir do conhecimento geral do território e compreensão de sua dinâmica, sob o referencial da problematização, foram desenvolvidos planos operativos, articulando lideranças locais e comunidade, para contribuir com o desenvolvimento local. Desta forma, foram realizadas três intervenções: estações temáticas para abordar programas do governo de acesso à educação superior e técnica, carreira militar; Infecção Sexualmente Transmissível, hábitos alimentares saudáveis e iniquidades utilizando dinâmica interativa (escola estadual); gincana com as crianças e uma palestra com os pais sobre os desafios para a educação dos filhos (Centro de convivência) e teatro de fantoches sobre higiene pessoal; musicalização com as crianças; dinâmica com massinhas e pintura; instrução sobre lavagem das mãos e escovação dos dentes; momento literário (Centro Municipal de Educação Infantil). Resultados: As intervenções tiveram um caráter intersetorial e obtiveram um balanço positivo tanto pelo público-alvo, como pelos membros do grupo tutorial. As atividades realizadas propiciaram produtos de extensão (paródia; jogo; dinâmica) que viabilizaram trabalhar habilidades cognitivas, artísticas e relacionais do grupo, favorecendo a transformação do grupo em uma equipe. O grupo tutorial buscou estimular os equipamentos sociais a atuarem em conjunto, buscando a prática vivencial da intersetorialidade. Além disso, buscou difundir informações sobre determinantes sociais da educação e alimentação, objetivando maior empoderamento da comunidade. Conclusões: Os produtos gerados na experiência podem ser utilizados em outros contextos conferindo uma maior amplitude de alcance deste relato como um referencial de ações a serem desenvolvidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.