ANÁLISE DE UMA PRÁTICA INTERPROFISSIONAL COLABORATIVA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n3ID23953Resumo
Introdução: No contexto da Atenção Primária em Saúde brasileira, a complexidade das situações vivenciadas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família demandam intervenções ampliadas no seu cotidiano profissional, produtos de um conjunto de saberes. Objetivo: Analisar a Prática Interprofissional Colaborativa realizada pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica; descrever o processo de trabalho desenvolvido; e identificar as competências colaborativas no desenvolvimento dessa prática. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, compreensivo-interpretativo, qualitativo, ambientado em um município de pequeno porte. Os participantes foram profissionais atuantes no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos. A coleta ocorreu através de: entrevista semiestruturada; aplicação de questionários sobre perfil profissional e competências colaborativas; e observação direta, apoiada por diário de campo. Os dados, analisados por Análise Temática de Conteúdo, foram interpretados pelos referenciais sobre a Interprofissionalidade. Resultados: A experiência profissional e o tempo de trabalho foram vinculados à implementação e sustentação da prática investigada. As seguintes competências colaborativas foram consideradas presentes e latentes: comunicação interprofissional; cuidado centrado no paciente; funcionamento da equipe; clareza de papéis; resolução de conflitos; e liderança colaborativa. Conclusões: Os achados apontaram para o desenvolvimento de uma efetiva experiência interprofissional colaborativa, pela práxis dialógica entre o saber e o fazer. Ressalta-se a necessidade de novos estudos que possam apresentar o impacto dessas práticas sobre a qualidade do serviço ofertado.
Palavras-Chave: Relações Interprofissionais. Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.