USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE ALEITAMENTO MATERNO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Hémyllen Taísa Diniz da Silva Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jessyellen Pereira de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Leonara Carla de Araújo Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gabrielle Mahara Martins Azevedo Castro Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n1ID24488

Resumo

Introdução: O aleitamento materno é uma prática recomendada de forma exclusiva até os 6 meses de idade e complementado por 2 anos ou mais, diante dos vários benefícios cientificamente comprovados tanto para a mãe quanto para o bebê. O leite materno protege a criança contra infecções, previne contra asma, diabetes e obesidade e está associado ao melhor crescimento e desenvolvimento. Objetivo: Relatar a experiência da produção de materiais educativos sobre benefícios e manejo da amamentação por meio de tecnologias de informação e comunicação, utilizados em um curso de educação à distância para profissionais, promovido por um Hospital Universitário do Rio Grande do Norte. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa e de promoção à saúde. Estes materiais foram incluídos como parte do conteúdo do curso de manejo clínico em aleitamento materno para 2020, no formato de ensino à distância (EAD) em virtude da pandemia provocada pelo Covid-19. Foram realizadas duas produções de áudio em formato de Podcasts e um deles integrado a uma produção em vídeoaula para continuação do tema educativo abordado. Resultados: Elencado os principais benefícios do aleitamento materno exclusivo de forma lúdica. O primeiro Podcast retrata uma situação fictícia onde um recém-nascido é amamentado exclusivamente e evolui com baixo ganho de peso. Uma videoaula foi elaborada para explicar de forma dinâmica a condução do caso fictício no Podcast. O segundo Podcast tratou sobre os benefícios do aleitamento materno a longo prazo, pela simulação de uma entrevista de rádio entre locutor e nutricionista.  Conclusões: Os materiais produzidos, por meio de ferramentas tecnológicas acessíveis, tornam o processo de aprendizado à distância mais ativo e dinâmico dentro de um contexto de afastamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-10-2021

Como Citar

DINIZ DA SILVA, H. T. .; PEREIRA DE LIMA, J.; DE ARAÚJO PEREIRA, L. C.; MARTINS AZEVEDO CASTRO, G. M. USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE ALEITAMENTO MATERNO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e24488, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n1ID24488. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/24488. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência