QUEM ACREDITA NEM SEMPRE ALCANÇA: IDEALIZAÇÕES SOBRE O SER ANTES DE SE TORNAR AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n1ID24715

Resumo

Introdução: O processo de idealização faz parte do constitutivo dos sujeitos, de modo que a vida no trabalho não está alheia a estas perspectivas depositadas no desconhecido. O sentimento de frustração quando tais expectativas não são atingidas, pode gerar sofrimentos que produzem impactos significativos na qualidade de vida do trabalhador. Objetivo: Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) foram os sujeitos desta pesquisa, que objetivou discutir as idealizações quanto ao processo de trabalho. Metodologia: Os 62 ACSs de um município do Rio Grande do Sul, apresentaram uma dimensão do “ser um agente comunitário de saúde” na Estratégia de Saúde da Família (ESF), por meio de um estudo descritivo exploratório, de tratamento quali-quantitativo, caracterizando-se, também, como um levantamento censitário. O processamento qualitativo foi realizado por meio do encadeamento do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), através do qual as falas corporizadas proveram quatro ideias centrais e quatro discursos. Resultados: Foram identificadas e discutidas por meio do DSC de cada uma das categorias as seguintes idealizações: contato com pessoas ao ar livre; qualidade de vida; resolubilidade dos problemas dos usuários; gratificação e reconhecimento pelo trabalho; flexibilidade de horários; questão salarial; vínculo empregatício e estabilidade; trabalhar próximo de casa. Nem todos os discursos demonstraram idealizações, uma vez que, o desemprego foi uma das motivações apresentadas na escolha da profissão. Conclusões: O estudo traz à tona a realidade, como mais um apontamento científico para gestores e governantes, quanto a importância destes profissionais para o sistema público de saúde e o processo de degradação longitudinal a qual estão imersos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Pereira de Souza, UFRGS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Paulo Antonio Barros Oliveira, UFRGS

 Departamento de Medicina Social - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 

Downloads

Publicado

29-10-2021

Como Citar

PEREIRA DE SOUZA, T.; BARROS OLIVEIRA, P. A. . QUEM ACREDITA NEM SEMPRE ALCANÇA: IDEALIZAÇÕES SOBRE O SER ANTES DE SE TORNAR AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e24715, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n1ID24715. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/24715. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência