FATORES DESENCADEANTES PARA LIMITAÇÕES SOCIAIS E SAÚDE MENTAL EM DIABÉTICOS

Autores

  • Albenize de Azevêdo Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE DO TRAIRI
  • Astha Oliveira Catônio de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE DO TRAIRI
  • Talita Araujo de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE DO TRAIRI https://orcid.org/0000-0002-3138-6626
  • Jose Adailton da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE DO TRAIRI https://orcid.org/0000-0002-6037-7649

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n3ID24746

Resumo

Introdução: A Diabetes Mellitus é caracterizada como uma síndrome de múltiplas etiologias, que ocorre pela falta de insulina, ou resistência do organismo à mesma, estando relacionada à diversas complicações que demandam ao paciente adaptações no modo de viver e que podem ser geradores de sofrimento psicológico. Objetivo: Identificar os principais fatores desencadeantes para a ocorrência de limitações sociais e suas consequências na saúde mental de pacientes convivendo com diabetes. Metodologia: O estudo configura-se como revisão integrativa da literatura. Utilizou-se como critérios de inclusão: artigos completos, publicados de 2015 a 2020, nos idiomas inglês, português e espanhol. Foram excluídos: documentos de editoriais, revisões, resenhas, capítulos de livros e artigos que não atendessem ao objetivo proposto. A busca dos estudos se deu entre os meses de outubro a novembro de 2020 nas bases de dados: Medline (via PubMed®), Cumulative Index to Nursing and Allied Health (CINAHL) e Excerpta Medica DataBASE (EMBASE). Foram utilizados descritores controlados identificados nos Descritores em Ciência da Saúde (DECs), Medical Subject Headings (MESH) e EMBASE Emtree, resultando em 2.063 estudos na identificação, passando por triagem e permanecendo 718, após a elegibilidade resultou em 12, dando origem a 9 estudos na amostra final. Resultados: A amostra final resultou na criação de eixos temáticos que trazem o aumento do sofrimento psicológico em pessoas com diabetes ocasionados pelas mudanças no estilo de vida, na falta de apoio familiar e social, na inatividade física, no impacto do gênero e da cultura, e no aumento dos sintomas de complicações e de comprometimento funcional, sendo desencadeantes para a ocorrência de limitações sociais. Conclusões: A diabetes e o seu tratamento geram limitações sociais na vida dos pacientes, pela necessidade de mudanças no estilo de vida que demandam muita dedicação e tempo, tais fatores são considerados preditores para o aumento dos riscos de sofrimento psicológico nesses pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albenize de Azevêdo Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE DO TRAIRI

Graduanda de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do norte/Faculdade de Ciências do Rio Grande do Norte (UFRN/FACISA).

Astha Oliveira Catônio de Araújo , UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE DO TRAIRI

Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (UFRN/FACISA).

Talita Araujo de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE DO TRAIRI

Doutoranda em Ciências da Saúde - UFRN. Professora Substituta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Jose Adailton da Silva , UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE DO TRAIRI

Doutor em Saúde Coletiva. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

29-10-2022

Como Citar

SOARES, A. de A. .; ARAÚJO , A. O. C. de; SOUZA, T. A. de; SILVA , J. A. da. FATORES DESENCADEANTES PARA LIMITAÇÕES SOCIAIS E SAÚDE MENTAL EM DIABÉTICOS. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1–22, 2022. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n3ID24746. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/24746. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa