IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2ID24770

Resumo

Introdução: As Tecnologias da Informação e Comunicação são úteis no processamento, no armazenamento e na transmissão de informação. No campo da saúde elas proporcionam a melhoria na qualidade de vida dos sujeitos e avanços no processo de trabalho dos profissionais ao otimizarem recursos e promoverem a inovação tecnológica de alto impacto social. Objetivo: Identificar na literatura quais os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que possui a seguinte questão norteadora: “Quais os impactos das tecnologias de informação e comunicação como estratégia de educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem?”. O levantamento das publicações ocorreu no período de setembro a outubro de 2020, nas bases de dados PubMed Central: PMC, Web of Science, CINAHL, SCOPUS e EMBASE. Fora localizados 2.296 artigos, e após a aplicação dos critérios de inclusão: artigos de pesquisa originais, que a temática respondesse à pergunta norteadora, open access e que estivesse dentro do intervalo de 2016 a 2020, foi realizada a leitura e análise dos artigos, e 7 artigos foram selecionados para a amostra final.  Resultados: Após a análise dos estudos formaram 3 categorizações temáticas: “Vantagens da educação permanente por meio da TIC”; “Os desafios da educação permanente através do modelo e-learning”; e “Aprimoramento da educação permanente por meio da TIC”. Conclusões: Identifica-se o desempenho positivo do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta utilizada pelos enfermeiros na educação permanente, grande praticidade e maior acessibilidade aos mais variados temas abordados nesses processos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-03-2022

Como Citar

KELLY PONTES SOARES, B.; EMANUELLE SILVA DE CARVALHO, L. .; ARAUJO DE SOUZA, . T. .; DA SILVA, J. A. . IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–18, 2022. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n2ID24770. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/24770. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa