COVID-19: DESAFIOS PARA ASSISTÊNCIA MATERNOINFANTIL E AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA NO PERÍODO NEONATAL

Autores

  • Josilene Maria Ferreira Pinheiro Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva/Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lorena dos Santos Tinôco Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ana Márcia Soares Fernandes Xavier Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mayara Gabrielly Germano de Araújo Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Wanessa Pinheiro Macedo Barbosa Departamento de Medicina/Universidade Federal do Rio grande do Norte
  • Fábia Barbosa Andrade Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva/Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n1ID24776

Resumo

Introdução: O novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, multiplica-se ainda de forma acelerada em alguns países, causando impactos na qualidade de vida da população. A transmissibilidade vertical ou pelo leite materno ainda é uma questão controversa que, dada as incertezas, pode comprometer a interação equipe/família/mãe/recém-nascido e a oferta do aleitamento materno nas primeiras horas de vida, com sua permanência no período neonatal. Objetivo: Discutir os desafios da saúde maternoinfantil e do aleitamento materno no contexto da pandemia causada pela COVID-19. Metodologia: Estudo do tipo descritivo, no qual foram verificados boletins, portarias e manuscritos relacionados ao aleitamento materno e aos cuidados maternos e neonatais para prevenção e transmissão do SARS-CoV-2. Resultados: Os desafios perpassam pelo pré-natal, parto e puerpério devido às dificuldades assistenciais, medidas de proteção para o binômio, vulnerabilidade social e não cumprimento das recomendações. Conclusões: As dificuldades encontradas na pandemia podem refletir na saúde materna, na promoção do aleitamento materno, e na qualidade da alimentação e nutrição do recém-nascido.

Palavras-Chave: Infecções por Coronavírus; Leite Humano; Aleitamento Materno; Saúde Materno-Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-10-2021

Como Citar

FERREIRA PINHEIRO, J. M.; TINÔCO, L. dos S.; SOARES FERNANDES XAVIER, A. M. .; GERMANO DE ARAÚJO, M. G.; MACEDO BARBOSA, W. P.; ANDRADE, F. B. COVID-19: DESAFIOS PARA ASSISTÊNCIA MATERNOINFANTIL E AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA NO PERÍODO NEONATAL. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e24776, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n1ID24776. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/24776. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Análise Documental