ESPAÇO MULTIPICS: A UTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO NA ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR

Autores

  • Igor Gondin da Silva UFRN
  • Estéfany Louise Pereira Escola Multicampi de Ciencias Médicas/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN)
  • Claudenir Fernandes da Silva Escola Multicampi de Ciencias Médicas/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN)
  • Kézia Marcelino Soares de Brito Escola Multicampi de Ciencias Médicas/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n1ID25653

Resumo

Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foram regulamentadas no Sistema Único de Saúde, através da portaria nº 971/2006 que aprova a implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, com o objetivo de garantir cuidado continuado, humanizado e integral em saúde, com ênfase na atenção primária. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por uma equipe de Residentes Multiprofissionais em Saúde, através do espaço MULTIPICS em uma Unidade Hospitalar na região do Seridó, Rio Grande do Norte/RN. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa do tipo relato de experiência. Desenvolvido a partir da vivência de uma equipe de Residentes em Atenção Básica da (EMCM/ UFRN), atuantes no município de Caicó-RN em parceria com o Hospital Regional do Seridó (HRS). As ações foram realizadas durante os meses de março e abril de 2021 por meio do espaço MULTIPICS. As práticas desenvolvidas foram ventosaterapia, musicoterapia, arteterapia, meditação guiada e aromaterapia. Após as práticas foi aplicado um questionário semi-estruturado, sobre seu conhecimento sobre as PICS, nível de satisfação e uma descrição subjetiva da experiência e estado atual após a prática. Resultados: Participaram das ações propostas 57 profissionais, dentre eles (84,21%) mulheres e (15,79%) homens, de vários setores da unidade hospitalar. 10,53% relataram desconhecer as práticas de um modo geral e 89,47% relataram não conhecer as práticas que foram ofertadas. De acordo com a pesquisa de satisfação, 98,25% dos profissionais relataram sentir-se "muito satisfeitos" e "satisfeitos", enquanto somente 1,75% consideraram as práticas "neutras".  Os profissionais referiram, também, sensação de harmonia, bem-estar e de paz interior. Conclusões: Por meio da atuação foi possível ofertar um momento de relaxamento no ambiente de trabalho. Obtendo-se após a prática um feedback positivo dos participantes sobre os resultados dessa atuação acerca do seu bem-estar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2021

Como Citar

GONDIN DA SILVA, I.; LOUISE PEREIRA, E.; FERNANDES DA SILVA, C. .; MARCELINO SOARES DE BRITO, K. . ESPAÇO MULTIPICS: A UTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO NA ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e25653, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n1ID25653. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/25653. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

V CIAPS 2021 - Trabalhos premiados