CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOBRE INTRODUÇÃO ALIMENTAR INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2ID26588Resumo
Introdução: A infância é um período de intenso crescimento e desenvolvimento, bem como de vulnerabilidade, sendo necessário um acompanhamento adequado. A partir do 6º mês de vida, inicia-se o momento de introdução alimentar (IA) que, quando realizada de forma correta, permite adequado aporte energético e de nutrientes. Nesse contexto, profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) responsáveis pelas consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CeD) devem estar preparados para realizar orientações sobre alimentação. Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre IA dos profissionais da APS responsáveis pelas consultas de CeD. Metodologia: Estudo transversal e quantitativo desenvolvido com profissionais da APS responsáveis pelas consultas de CeD do município de Currais Novos, RN. Estes profissionais, responderam, de forma online, questionário semiestruturado sobre perfil sociodemográfico e profissional, conhecimento e segurança autorrelatados pelos profissionais, conhecimento sobre IA e dúvidas sobre IA. Os dados foram analisados utilizando-se frequências absolutas e relativas. Resultados: Nenhum profissional realizou curso na área de IA e 60,9% não teve acesso ao Guia Alimentar. A maior parte se sente seguro para repassar as informações sobre IA mas possui dúvidas e procura estudar sobre a temática. Quanto à classificação dos conhecimentos, 52,2% (n=12) classificou-se como “Bom”; a classificação “Muito bom”, por sua vez, foi composta predominantemente por enfermeiros (87,2%). Foram elencadas 15 dúvidas, dentre elas: quantidade (n=12) e tipos de alimentos a serem ofertados (n=6), início da oferta (n=3), uso de chás (n=2) e quantidade de água para ofertar (n=2). Conclusão: Apesar da maior parte dos profissionais possuírem “Bom” ou “Muito bom” conhecimento sobre IA, ainda há a necessidade de aprofundamento na temática devido necessidade e relevância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.