O BRINCAR DE FAZER COMPRAS COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2ID27321

Resumo

Introdução: A escola é um ambiente propício para o desenvolvimento de hábitos que podem ser aplicados por toda a vida. Nessa perspectiva, as atividades educativas com escolares podem contribuir significativamente na promoção de saúde bucal e na disseminação de bons hábitos de higiene oral, sendo alternativas capazes de instruir esses sujeitos eficientemente. Objetivo: Relatar a experiência de uma intervenção lúdica de caráter educativo realizada pela equipe de um projeto de extensão com uma turma de educação infantil em escola institucional de educação básica. Metodologia: A partir do conhecimento da faixa etária dos escolares, um jogo educativo foi desenvolvido e uma ação de caráter lúdico foi elaborada. A alimentação saudável foi a temática escolhida para ser trabalhada interdisciplinariamente à conscientização sobre o papel dos alimentos no desenvolvimento da cárie dentária e das orientações de higiene oral. Ao “brincar de fazer compras”, momento em que os alunos podiam escolher quais alimentos adquirir no jogo, foi possível discorrer sobre quais dessas escolhas alimentares não eram saudáveis e também orientar os participantes com macromodelo sobre a forma correta de escovação e uso do fio dental. Resultados: A interação das crianças com a atividade e com toda equipe de extensionistas foi bastante satisfatória. Foi possível verificar que os mesmos assimilaram bem os assuntos trabalhados ludicamente e foi demonstrado pela intervenção que os alunos conseguiram adquirir conhecimentos práticos sobre a saúde bucal no momento de orientação de higiene oral tanto no jogo quanto na simulação da escovação com macromodelo. Conclusões: Atividades lúdicas para escolares podem ser instrumentos capazes de transmitir conhecimentos em saúde bucal satisfatoriamente ao passo que sinalizam aspectos que devem ser desenvolvidos e incorporados no cotidiano dos indivíduos desde a mais tenra idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-03-2022

Como Citar

MARIA NAVARRO RIBEIRO DE LIMA, T.; RAMALHO VIEIRA DE LUCENA, C.; MYLENNA MADRUGA BARBOSA, L.; VALÉRIA LINS E SILVA, L.; VITOR DE SOUZA SILVA, P.; RODRIGUES RIBEIRO FERNANDES PESSOA, T.; CABRAL DOS SANTOS CUNHA D’ASSUNÇÃO, V. O BRINCAR DE FAZER COMPRAS COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–13, 2022. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n2ID27321. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/27321. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência