MODELO LÓGICO-TEÓRICO COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO PARA MELHORIA DA COBERTURA VACINAL INFANTIL NO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n3ID29226Resumo
Introdução: A vacinação tem se apresentado como uma importante estratégia de proteção à saúde da população. A redução da cobertura vacinal é um alerta para o retorno de doenças imunopreveníveis que já haviam sido erradicadas. Objetivo: Analisar a cobertura da imunização de crianças menores de 2 anos no Rio Grande do Norte entre os anos de 2018 e 2021 para fins de construção de planejamento pautado no modelo teórico-lógico. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo ecológico, retrospectivo, acerca da cobertura vacinal no Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados a partir do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), por meio das Informações em Saúde (TABNET). Para coleta dos dados, elegeu-se como variáveis o ano para compor a linha da tabela a ser gerada pelo sistema, o imunobiológico para compor a coluna e, como medida, foi selecionada a cobertura vacinal. O período analisado foi de 2018 a 2021. Resultados: A realidade vacinal dos últimos dois anos no Brasil e no RN acompanha o cenário internacional, durante a pandemia 2020/2021 os dados de cobertura vacinal no RN se apresentaram piores, quando comparados aos anos de 2018/2019. O modelo lógico teórico apresentado neste estudo busca contribuir para a melhoria do planejamento e das ações do programa estadual de imunização.Conclusão: Este estudo se mostrou relevante para direcionar as estratégias da Secretaria de Saúde Pública do RN, pois corrobora com a literatura, apresenta o problema na cobertura vacinal do RN nos últimos anos, e propõe como ferramenta para melhorar essa taxa, o modelo teórico-lógico.
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