EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM CASA: A EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA EM MUNICÍPIO PARAIBANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n1ID29907

Resumo

Introdução: Às medidas de segurança da COVID-19 direcionaram a adoção do modelo remoto de ensino, inclusive para ações de extensão universitária realizadas no ambiente escolar. A extensão contribui para a promoção da saúde ao abordar temas como a Educação Alimentar e Nutricional (EAN).  Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da extensão universitária e a adaptação de ações de EAN ao modelo remoto, com escolares de ensino fundamental do interior da Paraíba em 2020. Metodologia: O projeto “#TICS: EAN em Casa foi realizado com escolares do ensino infantil ao 5º ano de uma escola pública de Cuité, Paraíba. Utilizou-se o whatsapp como ferramenta para as atividades baseadas no incentivo a brincadeiras com movimentação física, o desenvolvimento cognitivo, os vínculos intergeracionais e a alimentação de baixo custo. Foram desenvolvidas 12 ações, adaptadas à idade escolar e de fácil execução no domicílio, através de vídeos explicativos, plataforma de jogos e atividades impressas. Resultados: Observou-se os desafios: desigualdade no acesso à internet, fragilidade na manutenção do vínculo entre a equipe universitária com a comunidade escolar, sobrecarga dos professores e diversos contextos no ambiente familiar como, por exemplo, a vulnerabilidade social e violência doméstica. Conclusão: Contudo, é possível a realização da extensão universitária no modelo remoto a partir da diversificação de estratégias e ferramentas digitais, apesar dos desafios enfrentados para manter o vínculo entre equipe universitária-comunidade escolar.

Palavras-Chave: Educação Alimentar e Nutricional; Extensão Comunitária; Pandemia COVID-19; Tecnologia da Informação e Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-04-2023

Como Citar

FERREIRA TAVARES NONATO, L.; EVILYS DIAS DA SILVA, J.; RAMOS DE ARAÚJO, R.; DINIZ ALVES, M. das G. .; BERNARDINO DOMINGOS, J. D.; SILVA FREIRE DE SOUZA, G. .; DE ARAÚJO PALMEIRA, P.; MACÊDO VENÂNCIO DOS SANTOS, A. B. EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM CASA: A EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA EM MUNICÍPIO PARAIBANO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–22, 2023. DOI: 10.21680/2446-7286.2023v9n1ID29907. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/29907. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência