ANÁLISE DE MODELOS DE TRIAGEM ODONTOLÓGICA

Autores

  • Karen Lauana Alves da Silva UFRN
  • João Filipe Cavalcanti Rodrigues UFRN
  • Antônio Ricardo Calazans Duarte UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n3ID29925

Resumo

Introdução: Diante da realidade virtual que se encontram os procedimentos burocráticos, observa-se a necessidade de se idealizar programas de triagem nas clínicas-escola com os objetivos de se encaminhar pacientes para a clínica mais compatível com as suas necessidades, e substituir os prontuários físicos pelos eletrônicos, numa alternativa ambientalmente correta. Objetivo: Avaliar a efetividade de um modelo de triagem informatizado, comparando-o ao modelo utilizado atualmente, no serviço de Serviço de Triagem e Documentação Odontológica (STDO) do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DOD – UFRN). Método: O estudo realizado foi do tipo descritivo, constituído de uma amostra de 50 pacientes, que foram submetidos ao modelo de triagem utilizado atualmente no STDO do DOD - UFRN e a triagem com aplicação de um programa informatizado. Foi avaliada a efetividade do dispositivo e feita uma comparação entre os modelos. A análise estatística foi feita por meio do índice de correlação intra-classe, utilizando-se um banco de dados criado no software SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 20.0, adotando significância de 95% (p< 0,05). Resultados: Após análise estatística, com realização de correlação entre os resultados do software e o modelo atual de triagem, obteve-se coeficiente de correlação intra-classe de 0,578, com o nível de significância, para avaliação dos dados obtidos de (P<0,05), foi possível evidenciar que ocorreu correlação satisfatória positiva e significativa entre os resultados do software e o modelo atual de triagem. Conclusão: Os resultados denotam concordância entre os modelos de triagem estudados e demonstram que a utilização destes recursos apresentam resultados satisfatórios. Notadamente, evidenciando-se a vantagem da utilização do modelo de triagem informatizado.

PALAVRAS-CHAVE: Triagem de Pacientes; Documentação; Registros Eletrônicos de Saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Lauana Alves da Silva, UFRN

Técnica de Informática pelo IFRN, Graduação em Odontologia pela UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

João Filipe Cavalcanti Rodrigues, UFRN

Graduação em Odontologia pela UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Antônio Ricardo Calazans Duarte, UFRN

Professor Doutor, Departamento de Prótese Dentária, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Downloads

Publicado

29-10-2022

Como Citar

SILVA, K. L. A. da; FILIPE CAVALCANTI RODRIGUES, J. .; DUARTE, A. R. C. ANÁLISE DE MODELOS DE TRIAGEM ODONTOLÓGICA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1–12, 2022. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n3ID29925. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/29925. Acesso em: 19 abr. 2024.