ABSENTEÍSMO E SUAS CAUSAS NO CONTEXTO DA SAÚDE DOS TRABALHADORES EM ONCOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n2ID31359

Resumo

Introdução: O ritmo elevado de trabalho, somado às demandas físicas e psicológicas, levam ao estresse nos contextos pessoal e laboral, o que faz com que as pessoas se afastem de seus ambientes de trabalho como um dos motivos apontados para a incapacidade para o trabalho. Essa realidade tem sido amplamente observada no ambiente hospitalar, possivelmente associada a problemas relacionados à fadiga da compaixão, geralmente em serviços de oncologia. Dessa forma, a motivação deste estudo foi compreender os motivos do absenteísmo em oncologia, e se esse episódio ocorre devido ao processo de trabalho. Objetivo: Investigar as causas do absenteísmo entre profissionais expostos a riscos ambientais em hospitais oncológicos. Metodologia: Trata-se de uma revisão de escopo sobre o tema do absenteísmo, o que indica novos rumos para futuras investigações. Foi realizada uma revisão da literatura com base em três pilares: 1) O processo de trabalho multidisciplinar em oncologia e o risco de adoecimento; 2) O absentismo dos profissionais de saúde em oncologia; 3) O problema da pandemia de COVID-19 para os trabalhadores da saúde. Posteriormente, foram escolhidos os descritores e a partir deles foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas PUBMED, LILACS e SCOPUS. Resultados: Obteve-se um resultado de dez estudos. Constatou-se que os principais transtornos, que levam à incapacidade para o trabalho e, por sua vez, ao absenteísmo, foram de origem psíquica (depressão e Síndrome de Burnout) e de origem musculoesquelética. Conclusões: A dupla jornada de trabalho foi citada como fator facilitador para o aparecimento desses transtornos, onde tais cenários não incapacitam o trabalhador para o desenvolvimento de suas atividades, que podem ser temporárias ou permanentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Martinelli Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Ketyllem Tayanne da Silva Costa

Estudante de Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Gustavo Nepomuceno Capistrano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante de Enfermagem.Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Cristina Katya Torres Teixeira Mendes, Universidade Federal da Paraíba

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Sa´úde. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Elisangela Franco de Oliveira Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Fábia Barbosa de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

MARTINS, J. M.; COSTA, K. T. da S.; CAPISTRANO, G. N.; MENDES, C. K. T. T.; CAVALCANTE, E. F. de O.; ANDRADE, F. B. de. ABSENTEÍSMO E SUAS CAUSAS NO CONTEXTO DA SAÚDE DOS TRABALHADORES EM ONCOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–18, 2023. DOI: 10.21680/2446-7286.2023v9n2ID31359. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31359. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa