OXIMETRIA DE PULSO NEONATAL: CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA SAÚDE NO FORMATO REMOTO E PRESENCIAL

Autores

  • Cybelle Dutra da Silva
  • Vinícius Xavier de Araújo Costa
  • Paula Laís Padilha Martinho UFRN
  • Elisa Torquato Cardoso Lopes
  • Richard Anderson de Souza Paiva
  • Gustavo Calado Vieira
  • Gisele Correia Pacheco Leite

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n3ID31585

Resumo

Introdução: A oximetria de pulso neonatal compõe o Programa Nacional de Triagem Neonatal do Brasil desde 2014. Entretanto, existem poucos registros de sua efetiva implementação na rotina de cuidados materno-infantis no país. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência em ações de educação em saúde a profissionais e estudantes da área da saúde e à população em geral, em temas relacionados ao Teste do Coraçãozinho. Metodologia: O estudo foi executado entre julho de 2019 a julho de 2021,  antes e durante a pandemia de Covid-19, por discentes vinculados ao projeto de extensão de serviço universitário de referência do Rio Grande do Norte. Resultados: As capacitações ministradas a profissionais e estudantes da área da saúde totalizaram 1212 participantes. Os eventos direcionados ao meio externo, como transmissões ao vivo e conteúdos audiovisuais em redes sociais, atingiram 12.931 pessoas. O fomento à produção científica envolveu a elaboração de 95 trabalhos aprovados em congressos regionais, nacionais e internacionais, bem como a organização de um congresso internacional nas áreas de Pediatria e Cardiologia, contabilizando 29.007 inscritos. Conclusões: Evidenciou-se a importância de intervenções para melhoria da linha de cuidado à criança cardiopata.

Palavras-Chave: Oximetria de Pulso. Triagem Neonatal. Educação em Saúde. Pandemia da COVID-19.

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Publicado

26-12-2023

Como Citar

SILVA, C. D. da; COSTA, V. X. de A. .; MARTINHO, P. L. P. .; LOPES, E. T. C. .; PAIVA, R. A. de S. .; VIEIRA, G. C. .; LEITE, G. C. P. . OXIMETRIA DE PULSO NEONATAL: CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA SAÚDE NO FORMATO REMOTO E PRESENCIAL. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–24, 2023. DOI: 10.21680/2446-7286.2023v9n3ID31585. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31585. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência