TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E TRANSTORNO DESAFIANTE DE OPOSIÇÃO: DIFICULDADES NO DIAGNÓSTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n1ID31807

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno Desafiante de Oposição (TDO), são desordens comumente diagnosticadas em indivíduos ainda na infância. Objetivo: Responder a problemática de quais os fatores que podem dificultar no diagnóstico do TEA e TDO, seja de maneira distinta ou concomitante. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a qual selecionou artigos nas bases de dados científicos. Resultados: Oito artigos foram selecionados para extração de dados. Esses estudos apontaram que o TEA é constantemente associado a outros transtornos (Deficiência intelectual e Transtornos da Linguagem), da mesma forma que o TDO (especialmente ao TDAH e Transtorno de Conduta). Porém, pouco se tem na literatura artigos que discutam a respeito desses transtornos de maneira concomitante. Além disso, a maioria dos estudos destacam os prejuízos na área da comunicação, sendo um possível desencadeador dos comportamentos disruptivos presentes em ambos os transtornos, podendo ser esse objeto de estudos posteriores. Conclusões: O número de pesquisas já realizadas relacionadas aos transtornos citados acima é inferior ao que se faz necessário para melhor conhecimento sobre o tema. No que diz respeito as pesquisas de materiais científicos, foram encontradas dificuldades para obtenção de estudos que estivessem de acordo com a nossa pesquisa. Com isso, faz-se necessário mais pesquisas que tentem investigar e compreender o porquê da escassez de material que estudem o TEA e TDO de maneira concomitante.

Palavras-Chave: Transtorno do Espectro Autista. Autismo. Transtorno Desafiante de Oposição. Diagnóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Ferreira Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - Natal/RN, Especialista em Psicologia da Educação, Pós-graduando eem Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista, Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Psicólogo Clínico com foque em atendimento a população LGBTQIAP+ e população neurodivergente.

Edcleia Santos Angelo da Silva, Pontífica Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau Natal/RN, Mestranda em Psicologia experimental pela PUC-SP, diretora clínica de uma instituição privada de atendimento interdisciplinar ao público neurodivergente em Natal/RN.

Danilo de Freitas Araújo, Departamento de Psicologia, Faculdade Uninassau

Graduado em Psicologia pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN). Terapeuta Cognitivo Certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Psicologia Clínica, com atuação na Abordagem Cognitivo-Comportamental.

Renata Figueiredo Anomal

Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ● Doutora em Ciências UFRN ●  Pós-doutora em Neurociências pela UFRN

Downloads

Publicado

29-04-2024

Como Citar

FERREIRA JÚNIOR, M.; SILVA, E. S. A. da; ARAÚJO, D. de F. .; ANOMAL, R. F. . TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E TRANSTORNO DESAFIANTE DE OPOSIÇÃO: DIFICULDADES NO DIAGNÓSTICO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–19, 2024. DOI: 10.21680/2446-7286.2024v10n1ID31807. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31807. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa