AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS ENTRE DISCENTES DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n2ID31856Resumo
Introdução: As emergências psiquiátricas (EP) são distúrbios agudos do pensamento, comportamento, humor ou relações sociais, necessitando de uma intervenção imediata. Além disso, ressalta-se que o diagnóstico psiquiátrico de maneira geral difere dos demais por exigir além de habilidades técnico-científicas ou de anamnese uma prática interpessoal e conhecimento do contexto pessoal do paciente. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos acadêmicos de medicina de uma universidade pública acerca das emergências psiquiátricas. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, descritivo, do tipo transversal, realizado com 293 estudantes de medicina. Foi aplicado um questionário validado, via Google Forms. Foi utilizado o teste qui-quadrado para avaliar as correlações. Resultados: observou-se que há uma associação entre período do curso e conhecimento acerca de emergências psiquiátricas. Ademais, notou-se escassez de cenários de prática para os acadêmicos. Conclusões: Conclui-se que existem lacunas na abordagem da educação médica sobre o tema em questão e faz-se necessário uma discussão aprofundada para melhoria nesse quesito.
Palavras-Chave: Psiquiatria, Educação médica, Serviços de Emergência Psiquiátrica.
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